quarta-feira, 25 de setembro de 2013

7 Citações que nunca foram ditas ou que não existe maneira de provar que o foram


Muitas frases ficaram para a História como sendo icónicas, ou que marcaram uma geração, mas, na verdade algumas delas nunca foram de facto ditas (ou não existe maneira de provar que o foram)



Galileu Galilei - "E pur si muove!" - Não existe maneira de provar que tenha sido dita

No século XVII Galileu Galilei, revolucionava o Mundo ao apresentar cálculos que comprovavam a Teoria Heliocêntrica de que a Terra não estava no Centro do Universo, mas sim o Sol, em torno do qual esta girava.

Isto fez com que a Inquisição o julgasse em tribunal, com a acusação de ser blasfemo. E para escapar à fogueira, Galileu vê-se obrigado a renunciar a toda a sua obra.
Reza a lenda que depois de renunciar, Galileu vira-se para o tribunal e diz: "E pur si muove!" (em italiano: "No entanto ela [referindo-se à Terra] move-se")
Mas apesar desta icónica revolta de Galileu, não existe nos registos do julgamento, nas biografias feitas depois da sua morte, incluindo a primeira feita pelo seu discípulo, qualquer referência a tal afirmação por parte de Galileu.


Isoroku Yamamoto -  "Temo que tudo o que fizemos foi despertar um gigante adormecido e enchê-lo  de terrível determinação" - Não existe maneira de provar que tenha sido dita

Na manhã de 7 de Dezembro de 1941 um ataque de aviões japoneses atacam Pearl Harbor, apanhando os estadunidenses desprevenidos, arrastando os E.U.A para a Segunda Guerra Mundial e proporcionando assim a queda do Eixo em 1945.
Este ataque foi planeado pelo Almirante Yamamoto que terá dito no final: "Temo que tudo o que fizemos foi despertar um gigante adormecido e enchê-lo  de terrível determinação".
Esta frase nunca foi confirmada por nenhuma testemunha, nem registada, pelo que muito provavelmente terá sido uma frase de propaganda estadunidense passada para a boca do Almirante nipónico em 1970 com o filme "Tora Tora Tora".


Isla - "Toque outra vez, Sam" - Nunca foi dita

O filme de 1942 "Casablanca" será dos mais famosos da História do Cinema.
No final do filme, Isla - caracterizada pela bela Ingrid Bergman - aproxima-se do seu amigo Sam e diz, na verdade: "Toque uma vez, Sam, pelos velhos tempos."


Darth Vader - "Luke, eu sou o teu pai" - Nunca foi dita

A icónica saga de George Lucas e Steven Spielberg: Star Wars, é outro grande marco.
No episódio V: "O Império Contra-Ataca", Darth Vader diz a Luke: "Luke eu sou o teu pai"
A frase ficou para sempre como uma das mais famosas da História.
Mas o que Vader, de facto, disse foi: "Não, eu sou o teu pai". Mas a frase falsa foi a que "pegou".


Sherlock Holmes  - "É elementar, meu caro Watson" - Nunca foi dita

A personagem de Sir Arthur Conan Doyle, de 1987, do grande detective que usa a lógica e o pensamento para decifrar os crimes e enigmas  com que se depara, é há muito considerado o autor desta frase.
Mas na verdade, na série de livros a frase nunca aparece. Nem na série que mais rigorosamente a segui-o com o estrelato de  Jeremy Brett.
A frase apenas sai da boca de Holmes noutra séries televisivas e continuações de livros, criadas no século XX.


Paul Ravere - "Os britânicos vêm aí, os britânicos vêm aí" - Nunca foi dita

Paul Ravere é uma das personagens mais famosas da Guerra da Independência Estadunidense em 1776.
Revere pertencia a uma rede de informação rebelde que em Boston tinha como objectivo monitorizar o movimento de forças armadas em território americano.
Mas de pouco serviria a Revere gritar isto no meio das ruas da cidade de Boston, visto que a maior parte da população ainda se considerava britânica.
O que Paul terá gritado seria: "Eles vêm aí, eles vêm aí", fazendo com que a população o julgasse um tolo, mas com que os independentistas percebessem a mensagem.


Neil Armstrong - "Um pequeno passa para o Homem, um gigante salto para a Humanidade" - Não existe maneira de provar que tenha sido dita

A 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong é o primeiro se humano a pisar solo lunar.
Ao descer do módulo lunar Colômbia, Neil terá dito: "A small step for men, one giant leap for menkind" ( "Um pequeno passa para o Homem, um gigante salto para a Humanidade"), pelo menos, isto é o que se houve nas comunicações.
Mas depois do regresso à Terra Armstrong afirmou várias vezes que disse, na verdade:  "A small step for a men, one giant leap for menkind" ( "Um pequeno passa para um homem, um gigante salto para a Humanidade"), mas que um parte se terá perdido na estática.
Não existe maneira de saber se realmente uma parte se perdeu na estática, ou se Neil estava apenas a esconder um erro que seria natural ocorrer em tais circunstâncias.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário